Os 10 passos de um homem para receber a vitória da sua família. LC 19: 1-10.

Voltar à Área Padrão do Post Aumentar Área do Post


ZAQUEU, um homem comum, pecador e desonesto, como qualquer um dos dias de hoje. Um cobrador de impostos e rico.

1º - Ele estava ligado aos fatos. Sabia o que estava acontecendo em sua volta. Tinha plena noção que a principal notícia daqueles dias era os feitos daquele homem de Nazaré.

2º - Desejou ardentemente conhecer aquele homem que chamava tanta atenção.

3º - Procurou se informar e ficou sabendo que Ele passaria por ali. Moveu-se para isso, não ficou parado. Estava disposto a fazer tudo que fosse preciso para que isso acontecesse.

4º - Decidiu driblar as dificuldades: A multidão e a baixa estatura.

5º - Teve que criar uma estratégia: Procurou uma árvore, que tinha que estar além de onde ele estava passando naquele momento.

6º - A única árvore que encontrou foi uma figueira brava. Não tinha muito tempo para procurar outra. Sua decisão tinha que ser rápida ou nunca mais teria outra chance. 

7º - Para escalar aquela árvore ele teve que vencer as dificuldades que ela oferecia: Os espinhos, a altura dela e os galhos escorregadios. O risco de cair, quebrar uma perna e botar tudo a perder era muito grande, mas, ele precisava correr os riscos. Para ter a nossa vitória muitas vezes temos que ter a coragem de correr riscos, deixar a nossa zona de conforto, de comodismo.

1ª Lição: - Todo homem ou mulher  que se esforça  para ver Jesus, Ele sempre o vê antes.

Aí veio a primeira recompensa do Esforço de Zaqueu, a proposta do mestre: “Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em sua casa”. Conjeturando: “Zaqueu, o que você acha disso?”

Ele poderia ter dito: Não Senhor hoje não. A minha casa está desarrumada. Está precisando de uma reforma. A minha esposa foi trabalhar fora e não teve tempo de arrumá-la. Enfim, tantas desculpas ele poderia ter dado, mas não, ele não olhou para as possíveis dificuldades, foi em frente porque estava determinado. Sabia o que queria.

8º - Zaqueu teve que descer da árvore. Mais uma vez teve que correr riscos. Os riscos que correu para subir eram os mesmos que teria que correr também para descer. Mas, mesmo assim, desceu depressa e o recebeu gostoso. Ou seja, com grande prazer!

9º - Teve que ignorar as más línguas. Vers. 7. Satanás sempre manda os seus emissários: Há! mas como pode, ele é pecador? São os acusadores que todos nós temos. Eles não fazem outra coisa. Parece que não tem mais nada a fazer na vida. Ele acusou Jó, sem que esse tivesse culpa, perderia a oportunidade de também nos acusar, sendo que nós temos culpa, diferentemente de Jó?

10º - Sempre que o inimigo nos acusa o nosso Deus se encarrega de fazer com que o tiro saia pela culatra. Ao falarem de Zaqueu prestaram sem querer um grande favor a ele. Fizeram com que ele reconhecesse que era de fato pecador e que precisava de consertar o que havia feito de errado. Fizeram inconscientemente com que produzisse dentro de Zaqueu frutos de arrependimento. É assim que Deus faz. Faz com que os nossos inimigos trabalhem a nosso favor.
               

2ª Lição: - São 5 os passos para o perdão dos pecados:
1 – Reconhecer que pecou, e que, portanto, é culpado.  “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Rm 3:23.
2 – Arrepender
3 – Confessar.                
4 – Consertar o erro.
5 – Abandonar.

3ª Lição: - Quando o conserto acontece, acontece também o milagre:“Hoje veio salvação a esta casa”.

4ª Lição: - A salvação não veio somente para ele e a sua casa, mas, também para toda a humanidade: “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

        
 CONCLUSÃO

1 - Não é só com Zaqueu, o milagre da salvação acontece sempre que o processo se repete com todo e qualquer ser humano. É natural!

2 - O aprendizado da 2ª lição tem que acontecer  para que o céu seja possível para todo ser humano.

3 - Há muitas vagas nas moradas celestiais, precisamos fazer por onde ir para lá. João 14:1-3.

4 - O inferno não foi feito para o ser  humano, mas sim, para o diabo  e os seus anjos.

5 - A eternidade pode ser vivida com Deus ou sem Deus, cabe a nós  decidir como queremos vivê-la.

Um comentário:

  1. Não fui eu, mas o Senhor quem escreve ou nos fala. É por isso que quando releio o que ele me deu a escrever um dia, Ele fala também comigo através daquilo que eu mesmo escrevi. Isso é a prova real de que somos apenas instrumento dEle. Que diminua eu para que Ele cresça sempre. A Ele toda honra e toda glória. E tão somente a Ele. Para todo sempre, amém!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Helio Resende / baseado no Simple | por © ART VISUAL DESIGNER ©2012